Qual é a nossa idéia...

Este blog é um espaço de cooperação e construção coletiva de um novo saber.
Os envolvidos são destacados educadores do município de Maricá.
Nossa proposta vem da oportunidade de realizar novas discussões sobre o nosso papel na sociedade educacional.

“Não são as técnicas, mas sim a conjugação de homens e instrumentos o que transforma uma sociedade.”

Paulo Freire

segunda-feira, 29 de março de 2010

Atividade 1.1 - Ensinando e aprendendo com as TICs

Relatar, "Quem sou como professor e aprendiz, usando o editor de textos" e compartilhar com os colegas. ( mínimo 200 palavras)

8 comentários:

  1. “ Não podemos entrar duas vezes num mesmo rio, pois suas águas e nós nos modificamos a todo instante”. Essa frase de Heráclito de Éfeso, filósofo da antiguidade grega, pode ser associada ao nosso conhecimento que nunca se finda. Nós, professores, devemos ser eternos aprendizes, pois o processo de aprendizagem acontece durante toda a vida, em todos os contextos nos quais nos deparamos. A sociedade, tal como o rio, e nós, como suas águas, modificam-se, correm, se misturam , tal como as relações sociais, teias que criamos, mantemos, desenvolvemos, destruimos, reconstruimos, durante todo o tempo, cotidianamente, rotineiramente, e que às vezes nem nos damos conta. Perceber a importância e necessidade do valor do aprendizado é algo imprescindível num mundo que requer uma adequação constante às mudanças que ora se dão. Controlar todo esse aparato de informação torna-se ao mesmo tempo necessário, mas também assustador. Portanto, ao invés de sermos o/a PROFESSOR/A, o/a controlador/a do processo de aprendizagem, que possamos ser aquele/aquela que detém as respostas, que sejamos APRENDIZES, que possamos nos sentir à vontade para estar como o rio, renovando-nos, abrindo novos caminhos, aceitando os limites da margem, percorrendo terrenos áridos e férteis, porém avançando sempre, em busca de novos horizontes.

    MONICA BASTOS.

    ResponderExcluir
  2. Como professor,quero passar o melhor para os meus alunos. Quero que eles tenham uma percepção de vida para o melhor. Transmitir novas idéias e comportamentos vivenciais para que
    descubram caminhos que os levem ao sucesso. Buscar meios de ampliar os horizontes desses jovens para um futuro melhor. Um futuro promissor,tanto no campo emocional ou no campo
    profissional.
    Como professor me preocupo com o desenvolvimento intelectual e vivencial do meus alunos.
    Acho que é preciso prepará-los para uma sociedade tão conturbada e competitiva.
    Como aprendiz quero adquirir conhecimentos para orientar esses alunos que serão adultos
    amanhã. Faze-los entender a importância da educação na nossa vida e como podemos melhorar.
    Faze-los entender que adquirindo conhecimento e relacionando com a sua vivência progredirão
    e abrirão portas jamais conhecidas.
    Como aprendiz quero sempre entrar no mundo do conhecimento,Descobrir novas formas de aprender e vivenciar cada aprendizagem adquirida.

    ResponderExcluir
  3. Me chama Elisabete, amo ser professora e me sinto muito feliz em ser uma aprendiz, pois o aprendizado se faz dia após dia em nossa vida. Acredito que para ser uma boa professora temos que estar abertos ao aprendizado. Temos que ser ótimos alunos. Me sinto maravilhosamente bem quando estou em sala de aula e surge algum assunto onde há uma integração total com os alunos, pois nesse momento eu deixo de ser a professora e passo a ser tão aprendiz quanto eles e isso é muito bom. Ensinar está ligado diretamente ao aprender. Eu procuro me doar muito a tudo que faço, e como professora, isso acontece com maior intensidade. Porque ser professora me possibilita ser aluna a vida toda, pois cada aula que tenho que apresentar, tenho que estudá-la e aprendê-la em sala de aula, pois sempre surgem novas dúvidas, novas perguntas e novos desafios. E para resolvê-los temos que interagir mais aluno/professor, e isso faz com que tenhamos mais parcerias. Muitas vezes me vejo mais como aprendiz do que como professora.
    Uma vez li uma pequena mensagem na qual estava escrito:
    “Se quiser colher a curto prazo, plante cereais. Se quiser colher a longo prazo, plante árvore, mas, se quiser colher sempre, eduque crianças”. (Provérbio Chinês)
    E eu escolhi colher sempre, pois assim eu não só educa, mas sou educada.

    ResponderExcluir
  4. Quem sou como professor e aprendiz

    Sou um ser humano que busca sempre fazer o melhor, logo estou sempre procurando aprender, Aprender cada vez mais para melhorar o meu dia, o meu trabalho, a minha vida o meu ser.
    Sou professora sim, mas sou mulher, mãe ,esposa, amiga, aprendiz. Que hoje tenta ser melhor do que ontem, sabendo que o amanhã terá sempre algo novo. Sou uma professora que busca sempre se atualizar para melhorar suas aulas. Viver e conviver com seus alunos e alunas buscando sempre ajuda-los no seus aprendizados. Vendo o melhor não só para os outros mas principalmente para si, nunca fugindo de nossas responsabilidades, mas sempre buscando o seu tempo, o tempo que lhe dá prazer, prazer de estar vivo. A cada dia aprendo mais, e percebo que tenho muito ainda que aprender. E claro sendo professora terei muito mais para repartir com meus alunos. Não só com eles mas com todas as pessoas ao meu redor. Cada vez que buscamos algo novo, buscamos aprender, aprendendo temos conhecimento e conhecimento nos dá liberdade, liberdade essa que nos impulsiona para alçarmos voos cada vez mais altos em busca de uma vida melhor. Vivendo e aprendendo sempre, assim devemos direcionar nossas vidas pois como já dizia o poeta Gonzaguinha “...viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar a beleza de ser um eterno aprendiz...”

    Sônia Pequeno

    ResponderExcluir
  5. Caro professor Antônio, vou relatar-lhe um fato muito antigo. Isso já faz vinte e quatro anos.
    Quando me casei parei de estudar. Quatro anos depois resolvi terminar meus estudos.(Tinha parado no segundo ano, do 2ºgrau.)
    Na cidade onde eu morava, na época à nível de segundo grau, só poderia fazer o Normal. Resolvi fazer então. Entrei já no segundo ano. Neste mesmo ano, já comecei a fazer estágio de observação. E foi aí, professor que eu me apaixonei pela "arte de ensinar."
    Foi no estágio que eu decidi ser professora.
    Quando me formei em 1986, cheguei para o diretor da escola e me ofereci para "dar aula." (De graça mesmo). Não foi preciso, já que no ano seguinte a escola cresceu tanto que ele precisou chamar onze professoras, e eu fui uma delas.
    No estágio de observação, o que me encantou foi ver a vontade de aprender daqueles alunos e o carinho e a atenção que a professora ensinava aqueles educandos. Então, resolvi que não pouparia esforços para passar aos alunos os conhecimentos que seriam necessários as suas aprendizagens. Para isso, meu caro professor, fui e sou uma eterna aprendiz. Estou sempre procurando novas formas de ensinar prazerosamente. Fiz vários cursos, Participei de muitos foruns, palestras, seminários, etc., a fim de dar sempre o melhor para os meus alunos. E não parei por aí não. Além desse curso, comecei a fazer este mês, o curso de Gestor Formação Pela Escola. Porque estou querendo não só ajudar os alunos,mas também a escola onde trabalho.
    Penso que o professor comprometido com a sua função, deve ser um eterno aprendiz.
    Um abraço fraterno.
    Francisca Oneide.

    ResponderExcluir
  6. Sou uma professora muito comprometida com o meu trabalho.Gosto de fazer tudo com carinho para os meus alunos, pois sei das necessidades de cada um.Amo ensinar e também estou sempre disposta a aprender.Gosto de estar com as crianças, pois percebo o quanto são capazes de ensinar coisas que só o coração consegue entender.Muitas das vezes não damos valor algum a um simples desenho feito pelo nosso aluno, mas um simples sorriso nosso de agradecimento pelo mesmo, pode significar muito para essa criança.Quantas vezes estou triste e um aluno meu logo percebe e me abraça, isso é muito especial para um professor.É por este motivo que sou uma professora muito querida por todas as crianças da escola, pois valorizo um simples olhar, um carinho e até mesmo o momento de silêncio de cada um.
    Estou sempre disposta a aprender tudo que seja bom.Gosto de aprender coisas novas, passar para os meus alunos e criar juntamente com eles, descobrindo caminhos que nos levam a felicidade.
    Agradeço por estar participando mais uma vez de um curso com você professor.
    Obrigada por me ensinar coisas novas!!!!
    Um abraço!
    Vivi

    ResponderExcluir
  7. Sou um eterno aprendiz, com curiosidade e humildade para absorver conhecimento.

    ResponderExcluir