Qual é a nossa idéia...

Este blog é um espaço de cooperação e construção coletiva de um novo saber.
Os envolvidos são destacados educadores do município de Maricá.
Nossa proposta vem da oportunidade de realizar novas discussões sobre o nosso papel na sociedade educacional.

“Não são as técnicas, mas sim a conjugação de homens e instrumentos o que transforma uma sociedade.”

Paulo Freire

terça-feira, 13 de abril de 2010

Atividade 1.2 - Ensinando e aprendendo com as TICs- Vídeo

Ao assistir ao vídeo Educação e Tecnologia, do material de apoio ao cursista. Exponha aqui seus sentimentos e idéias.
Que com certeza irão ser de grande importância para nossas discussões.
Agora como a sua escola esta preparada para estas mudanças?

6 comentários:

  1. Ao assistir o vídeo Educação e Tecnologia, pude reforçar ainda mais o meu pensamento de que a educação e a escola precisam ser repensadas, pois estamos vivendo no mundo da informatização e o professor precisa estar preparado para essas novas mudanças.Como disse o Ladislau, hoje temos uma maior necessidade de conhecimento e o ser humano está buscando-o cada vez mais.Diante disso, percebo como é importante o professor estar integrado ao mundo informatizado, pois ele nos dá um amplo campo de informações que poderão ser repassadas aos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  2. As mudanças que veem acontecendo nas escolas, e que as informações chegam muito rapidamente hoje com o advento da tecnólogia e da internet, e que nos professores devemos estar preparados para a utilização desta nova ferramenta, fazendo com que o aluno seja capaz de ler, interpletar e tirar suas conclusões, de forma individual e crítica.
    Como uma experiência própria tenho constantemente utilizado em sala de aula algumas aulas como video, texto e informações adicionais da internet, ou ate mesmo fazendo um intercambio com o aluno atraves do email, colocando atividade extras ou de pesquisa, e sinto que isso tem melhorado o desempenho do aluno em sala de aula, curso regular ou EJA. Percebo um medo no inicio e depois conforme eles vão se familiarizando, vão perdendo o medo e trocando informações com os colegas de classe e comigo. Ate mesmo eu que muitas vezes não consigo expressar uma determinado conteúdo com tanta expontâniedade, utilizo do recurso da intenet, com aulas ou vídeos, para melhorar meu desempenho em sala.

    ResponderExcluir
  3. Não há limites para o conhecimento e costumamos dizer que o saber não ocupa espaço.Apesar de estar completando este ano vinte e cinco anos de atuação como professora, estou sempre aprendendo e sinto a necessidade de buscar novas informações e experiências a cada dia.

    Não aprendemos somente nas situações de estudo sistemático como cursos , seminários, simpósios,... O dia a dia da sala de aula se transforma em um campo fértil de troca de experiências e conhecimentos, pois convivemos com pessoas com hábitos e culturas diferentes.

    O nosso contato com os jovens nos proporciona a absorção de ferramnetas e conhecimentos relacionados à novas tecnologias, pois o mundo está em constante mudança . Atire a primeira pedra o professor que nunca foi socorrido por um aluno na hora de passar um filme, ligar o datashow( para quem pode), usar e desconectar um pen drive,etc.

    A linguagem cifradas do msn também se transformaram num dialeto à parte, como se fosse uma terceira língua(culta, coloquial e sei lá qual). Essa também precisamos aprender para entender.

    Não somos donos da verdade e precisamos ter a humildade de admitir que não estamos prontos(ninguém está) e não sabemos TUDO.

    ResponderExcluir
  4. Monica Bastos disse...
    O professor doutor Ladislau Downon foi muito feliz em suas colocações na entrevista à Rede Vida. Para ele, frente às novas tecnologias, é necessário requalificar sempre. A educação se dá de forma ampla, e como tal, se dá em vários ambientes. A escola, como um desses ambientes de educação, deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos e articuladora dos espaços de conhecimento. Se houvesse a utilização inteligente das novas tecnologias, a educação se daria de forma mais eficaz. Ele dá o exemplo da televisão, que poderia ser uma ferramenta para uma revolução cultural surpreendente. Fico pensando a partir de sua fala em nós, professores da atualidade. Quantos de nós estamos preparados para trabalhar com essas tecnologias? Como nos preparar para lidar adequadamente com as tecnologias de forma a oferecer adequadamente o que nossos alunos/alunas buscam? A escola como ambiente de educação de outrora ficou obsoleta; a escola atual precisa ser viva, um local de construção do conhecimento a partir das informações que chegam de todos os meios, meios esses acessíveis a todos, alunos e professores. Se aprendemos outrora, numa escola de educação tradicional, como trabalhar com essa nova necessidade? Como se adequar à nova realidade? Teoricamente sei a resposta, e na prática? A situação é mais complexa do que imaginamos.

    ResponderExcluir
  5. Assistindo ao vídeo pude ouvir e concordar com o Dr. Ladislau, quando ele fala sobre a escola ser menos lecionadora e mais organizadora e articuladora dos espaços de conhecimento.
    Hoje o que vemos em nossas escolas é uma preocupação muito grande em dar ao aluno o conteúdo curricular, não deixando nada para trás e às vezes acabamos por não passar para os alunos o que realmente eles precisam aprender, que seria, por exemplo, aprender a trabalhar esses conceitos dentro da nossa realidade.
    Devemos garantir uma maior integração entre alunos/professores e conteúdos propondo atividades que estimulem o uso de informações que se encontram em diversos locais de aprendizagem, tais como as diversas tecnologias, usando-as cada vez mais a nosso favor e consequentemente em favor do nossos alunos e da aprendizagem como um todo.
    Mas para que isso aconteça, temos nós professores, que procurarmos também conhecer essas novas tecnologias, pois para muitos de nós é difícil mas devemos ter em mente que não é impossível que com um pouquinho de força de vontade, acabamos por vencer mais essa barreira.

    Sônia E. P. Lemos

    ResponderExcluir
  6. O filme nos mostra que devemos nos preparar para as novas tecnologias buscando cada vez mas qualificação, nas diversas áreas de comunicação ,hoje dispomos de uma infinidade de recursos que invadem as salas e nos deixam tontos pois estamos aquem de tanta evolução, claro que muitos professores tem demostrado certa abilidade na manipulação destes equipamentos e até usado em sala porém a grande maioria ainda precisa de suporte técnico para deslanchar nesse assunto.

    Paulo Sérgio

    ResponderExcluir