Qual é a nossa idéia...

Este blog é um espaço de cooperação e construção coletiva de um novo saber.
Os envolvidos são destacados educadores do município de Maricá.
Nossa proposta vem da oportunidade de realizar novas discussões sobre o nosso papel na sociedade educacional.

“Não são as técnicas, mas sim a conjugação de homens e instrumentos o que transforma uma sociedade.”

Paulo Freire

sábado, 3 de julho de 2010

Ensino a Distância JORNAL NACIONAL

Um comentário:

  1. Como comentei em um de nossos encontros, a EAD quando ministrada e vivenciada com responsabilidade e qualidade, não fica devendo nada aos cursos presenciais. Muito pelo contrário, é uma estratégia de ensino e aprendizagem que exige organização, disciplina e compromisso, favorecendo as possibilidades de interação e aprendizagem.
    Para o aprendiz a vantagem da comodidade é bastante relevante. Ele dita seu próprio ritmo e não precisa se deslocar para outras regiões, podendo aproveitar melhor o tempo. Porém, precisa ter muita disciplina e iniciativa para seguir uma programação estabelecida.
    Como nem tudo são flores, existem falhas no sistema de EAD que precisam ser corrigidas. Como as apontadas pelo MEC que constatou um crescimento sem controle e muitas instituições não oferecem qualidade de material e de recursos humanos.
    Interessante foi constatar que os números do ENADE foram favoráveis a EAD que demonstrou um desempenho maior em sete das treze áreas avaliadas.
    Sabemos que existe um preconceito muito grande com relação aos profissionais formados por cursos à distância(confesso que antes de conhecer a EAD eu tinha uma postura reservada), porém, é papel do MEC combater os cursos ruins e fazer uma fiscalização acirrada das instituições e dos profissionais que ministram tais cursos.

    ResponderExcluir