Qual é a nossa idéia...

Este blog é um espaço de cooperação e construção coletiva de um novo saber.
Os envolvidos são destacados educadores do município de Maricá.
Nossa proposta vem da oportunidade de realizar novas discussões sobre o nosso papel na sociedade educacional.

“Não são as técnicas, mas sim a conjugação de homens e instrumentos o que transforma uma sociedade.”

Paulo Freire

domingo, 30 de maio de 2010

"Aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade"

A aprendizagem continuada em todas as etapas de idade torna-se importante e necessária porque o mundo encontra-se numa nova fase, a era digital e tecnológica.
Esse momento apresenta-se de variadas formas, seja na caixa do supermercado, seja na consulta de preços ainda no mercado, seja no caixa eletrônico, seja ao passar o cartão do ônibus no sensor, seja ao tirar fotos digitais para documentos, etc.
Todos, sem exceção, devemos estar incluídos nessa “sociedade tecnológica”.
“ensinar pode proporcionar condições para que a aprendizagem seja produto de um processo de construção de conhecimento que o aprendiz realiza na interação com o mundo dos objetos e do social. Neste sentido, aprender significa o aprendiz ser capaz de utilizar sua experiência de vida e conhecimentos já adquiridos na atribuição de novos significados e na transformação da informação obtida, convertendo-a em conhecimento”.
Na infância a aprendizagem ocorre de maneira mais confortável e fácil, pois criança está em busca ativa de conhecimentos, informações e disposta a realizar atividades para construção do seu conhecimento.
Por outro lado, temos a aprendizagem na idade adulta e terceira idade, onde busca pelo conhecimento passa a ser obrigatória para não ficar de fora desse mundo tecnológico.
O adulto não se predispõe, pois falta-lhe tempo, não gosta disso ou daquilo outro etc.
Também cabe ao educador ou ao agente de educação, transformar essa visão tornando este adulto desafiador, pesquisador, integrante principal no ato de aprender.
“A aprendizagem que ocorre na infância e na terceira idade é possível graças a criação de ambientes adequados e a presença de pessoas que funcionam como agentes que favorecem a construção do conhecimento”.
É de extrema importância o papel do AGENTE DE APRENDIZAGEM, para que ocorra a aprendizagem corretamente ao longo da vida.
Para que o agente de aprendizagem seja capaz de criar condições para que cada aluno possa se conhecer como aprendiz e que auxiliem o aprendiz a adquirir conceitos disciplinares e a desenvolver habilidades e competências para poder continuar a aprender ao longo da vida, o agente precisa conhecer o aluno, trabalhar com projetos educacionais, criar condições para a aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário